Empresários testados positivos para covid-19 desrespeitam recomendações das autoridades de saúde

Denúncias foram recebidas pelo Sindicato dos Comerciários.

O Sindicato dos Empregados no Comercio de Ilhéus e região, Secmi, vem recebendo diversas denúncias de trabalhadores do comércio de Ilhéus de que patrões testados positivo para covid-19 continuam exercendo suas atividades dentro das empresas.

De acordo com os trabalhadores, estes patrões infectados pelo novo corona vírus apresentam os sintomas de febre e tosse, mesmo assim, não seguem as orientações das autoridades sanitárias colocando a vida de todos em risco.

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão contaminadas, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas. A recomendação é o isolamento domiciliar para pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

O Paciente deve se manter em um cômodo separado dos demais moradores da casa;

A presidente do Secmi, Crismélia Moreira, já acionou a secretaria municipal de saúde do município solicitando averiguação e providências urgentes sobre essa situação.

Crismélia lamenta a falta de sensibilidade e responsabilidade por parte destes patrões:

Falta de amor a si mesmo e ao próximo, inclusive às suas próprias famílias. Afirma Crismélia.

Crismélia chama a atenção sobre o que reza o artigo 267 do Código penal brasileiro que fala acerca do crime de epidemia:

Em relação ao crime de epidemia (art. 267 do Código Penal), este é praticado quando determinada pessoa, ciente de estar contaminada pelo Covid-19, promover deliberadamente a transmissão da doença a outros, o código prever a pena de detenção de um mês a um ano, e multa. Finaliza Cris.

O Sindicato patronal, Sincomercio, também foi notificado pelo Secmi para que entre com as medidas cabíveis.

A diretoria do sindicato reforça que a entidade está à disposição dos comerciários de segunda à sexta das 08:00 ás 17:00, e através do site onde denúncias também podem ser registradas através do endereço: http://secmi.org.br/denuncia

Empresários testados positivos para covid-19 desrespeitam recomendações das autoridades de saúde
Rolar para o topo